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Hoje é o Dia Mundial do Não Fumador

17/11/2017

Hoje é o Dia Mundial do Não Fumador

 

 

A epidemia global do tabagismo mata, anualmente, cerca de seis milhões de pessoas, das quais 5,4 milhões de fumadores e cerca de 600 000 não fumadores, devido à exposição ao fumo do tabaco ambiental. Se não forem tomadas medidas efetivas de prevenção e controlo, a mortalidade devida ao tabaco irá continuar a aumentar, podendo atingir os oito milhões de mortes, por ano, a partir de 2030.


Deixar de fumar é a melhor decisão que uma pessoa fumadora pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que a rodeiam.


Malefícios do Tabagismo:

- acidente vascular cerebral;
- redução do olfato e paladar;
- prejudica o sistema cardiovascular (provocando doenças cardíacas);
- rugas e pele envelhecida;
- insuficiência vascular periférica (possíveis amputações);
- prejudica o sistema respiratório, podendo desenvolver doenças, como bronquite crónica, asma, enfisema pulmonar, DPOC…;
- doenças gastrointestinais;
- impotência sexual;
- infertilidade em mulheres e homens;
- diversas neoplasias (boca, pulmão…).

Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. As pessoas que deixam de fumar vivem em média mais 10 anos, quando comparadas com aquelas que continuam a fumar. Um ex-fumador reduz para metade o risco de sofrer uma doença cardiovascular, em comparação com o verificado nas pessoas que continuaram a fumar. Após 5 a 15 anos, o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) iguala o dos não fumadores.

Após 5 anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da boca e do esófago diminui para metade, continuando a diminuir a partir daí.

Dicas para deixar de fumar:

- Motivação é o primeiro passo;
- Conheça melhor os seus hábitos tabágicos e planeie o futuro;
- Escolha o Dia D: fixe um dia para deixar de fumar;
- Anuncie aos seus amigos e no local de trabalho, que a partir dessa data não vai voltar a fumar;
- Pare de fumar no dia escolhido, dia D;
- Retire de perto de si todos os objetos relacionados com o hábito de fumar;
- Ocupe a cabeça, a boca e as mãos;
- Alimente-se saudavelmente e faça exercício físico;
- Evite ambientes onde se fume.
- Inscreva-se numa consulta de cessação tabágica.

Se é fumador, pense nisto!

A “Saúde Respiratória” ao alcance de todos!

 

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